O Município de Pombal registou um balanço positivo das duas ações de sensibilização que desenvolveu durante a 6ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, tendo recolhido 3768 quilos de materiais recicláveis, com a ação Uma tonelada de oportunidades, e 1144 litros de óleo alimentar usado (O.A.U.), com a ação Óleo usado ainda não está acabado.
Com a recolha de 3768 quilos de resíduos, foi superada a meta dos 1000 quilos, sendo que o resultante mais importante está no fomento da prevenção da produção de resíduos na origem e o aumento das taxas de separação e reciclagem de resíduos no Concelho de
Pombal.
Foram ainda distribuídos, como prémio, 1000 sacos reutilizáveis pelos participantes nesta campanha, antevendo e incentivando, desde já, a mudança de hábitos no que toca à diminuição da utilização dos sacos de plástico.
Apesar de não ter sido atingido o valor de cinco mil litros de óleo alimentar usado recolhido, inicialmente previsto, o resultado obtido é também ele considerado bom, uma vez que esta menor angariação de óleo alimentar é um claro reflexo da diminuição do recurso a fritos na alimentação, bem como do facto de os restaurantes já encaminharem os O.A.U. para empresas de reciclagem. Este tipo de atitudes demonstra que as ações de
sensibilização que têm sido realizadas, nos últimos anos, quer para a promoção da alimentação saudável, quer para o correto encaminhamento dos O.A.U., têm sido eficazes.
No âmbito desta campanha de recolha de O.A.U. foram instalados no Concelho de Pombal mais oito oleões de exterior, com vista a aumentar e melhorar a rede existente, disponível a toda a população. Esta medida conta com a parceria da BioOeste, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Pombal e esta empresa.