O crescimento da taxa de emprego em Portugal, em termos da variação homóloga, desacelerou nos dois primeiros trimestres do ano, indicam dados divulgados pelo Eurostat.
A taxa de emprego em Portugal aumentou em 0,6%, em cadeia no segundo trimestre (2ºT) de 2016, recuperando de uma variação nula no primeiro trimestre (e a comparar com queda de 0,5% no 3ºT e subida de 0,7% no 4ºT de 2015), indicam dados do Eurostat corrigidos da sazonalidade.
No entanto, na comparação com um ano antes (variação homóloga), o crescimento da taxa de emprego mostra abrandamento em Portugal. Ou seja, depois dos 0,4% e 1,8% de crescimento calculados para o terceiro e quarto trimestres de 2015, o indicador passou para variações homólogas de 1,1% no primeiro trimestre e de 0,8% no segundo trimestre de 2016.
De acordo com os dados mais recentes do INE, a taxa de desemprego em Portugal situou-se em 11,1% em julho (estabilizada face a junho), com o Governo a saudar os dados e a realçar que foram criados cerca de 70 mil postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano.