O prémio Literário António Gaspar Serrano está de regresso após alguns anos de ausência. O prémio é dinamizado pela JF Pombal.Para Nascimento Lopes, presidente da JF Pombal, “pretende-se  homenagear o poeta pombalense, mas também incentivar a descoberta de novos valores no campo das letras, quer a nível local, regional e nacional.”

Este prémio pretende distinguir uma obra inédita de poesia, conto e crónica/ensaio. De acordo com o Regulamento, as modalidades a concurso, poesia, conto e crónica/ensaio, deverão ser inéditas, de tema livre, com 5 a 10 páginas. Relativamente à poesia, o poema poderá ocupar mais do que uma página, contudo não deverá haver mais do que um poema por página.

Cada candidato só poderá concorrer a uma das modalidades em concurso e com um único trabalho, devendo enviar três exemplares do original do trabalho, contidos num único sobrescrito, identificados com pseudónimo e mencionando a categoria à qual concorrem. No interior deverá ser acompanhado de um sobrescrito fechado, com a identificação completa do autor (nome, idade, nacionalidade, naturalidade, profissão, local de residência, telefone ou endereço electrónico e fotocópia do Bilhete de Identidade ou documento equivalente), para ser aberto pelo júri
após decisão final.
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 8 de abril, enquanto que a Gala onde serão conhecidos os vencedores, decorre no dia 7 de maio.