Junta de Freguesia de Pombal vai comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos com um programa de actividades culturais, que decorre no próximo fim-de-semana (entre os dias 26 e 28 de Março).

“O programa começa no sábado, dia 26, logo de manhã, com a receção aos gaiteiros, que prometem animar várias ruas da cidade com os sons tradicionais das gaitas de foles, naquele que é o 3.º Encontro de Gaiteiros da Freguesia de Pombal. Após uma manhã de arruadas pela cidade, os 12 grupos, com um total de 50 elementos, atuam na Praça Faria Gama (na sede da Freguesia de Pombal), a partir das 16h, mostrando aquele que é um acervo histórico e cultural ímpar.

No domingo, dia 27, a música dá lugar ao bem-estar. Após uma interrupção motivada pela situação pandémica, volta a realizar-se o programa de rastreios de saúde para os fatores de risco de AVC, que decorre no último domingo de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00, no edifício sede da Freguesia, numa parceria com Delegação de Pombal da Associação Portuguesa de AVC.As atividades de domingo prosseguem com a segunda caminhada pelos “Eco-trilhos do Arunca”, que começa na zona do Parque do Açude (10h), acompanha o rio Arunca e termina na sede da Associação da Ranha de Baixo, onde se realiza o Festival de Sopas. Este percurso pedestre, com a extensão de aproximadamente sete quilómetros, tem um simbolismo muito forte, porque os centros históricos nasceram do castelo para o rio, pelo que esta atividade pretende reforçar a sintonia entre a cidade, o centro histórico e o rio, levando a conhecer a nova zona de passadiços no corredor ribeirinho.

Na segunda-feira, 28, o centro histórico de Pombal recebe as artes, com o projeto “Envolve-te”. Estruturado pelo mestrando em Intervenção e Animação Artísticas (Instituto Politécnico de Leiria), Sérgio Paulo, em parceria com a Freguesia de Pombal, o projeto ENVOLVE-TE pretende promover a prática artística junto dos alunos do 1° ciclo, através da divulgação de oferta cultural na área do associativismo musical existente na freguesia. Como forma de envolver as escolas e os mais novos naquele que é o conhecimento e promoção do património, as lojas da zona histórica irão receber uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das Atividades Extracurriculares da Freguesia de Pombal, a qual poderá ser visitada até 14 de abril. As comemorações terminarão pelas 19h, com a distribuição dos prémios do sorteio de natal da Associação Comercial e de Serviços de Pombal e do Concurso Eco-Montras.