A Câmara Municipal de Pombal aprovou a renovação do projeto de Teleassistência Domiciliária, que abrange atualmente 16 utentes em situação de dependência ou isolamento, funcionando em articulação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
A renovação deste projeto prevê a implementação de até 30 unidades base, de modo a dar resposta imediata aos pedidos que venham a ocorrer durante o ano de 2015 e que se encontrem dentro dos critérios definidos no Regulamento Geral de Atribuição de Apoios Diversos no âmbito das Áreas da Ação Social. Com os atuais 16 utentes a usufruir deste serviço, o Município investe dois mil e 400 euros por ano com a Teleassistência Domiciliária, valor que ascenderá aos quatro mil e 500 euros anuais se forem utilizadas as 30 unidades base previstas no contrato para a teleassistência.
O serviço de Teleassistência Domiciliária é assegurado através da instalação de uma unidade base com um intercomunicador e um botão de alarme. Este sistema é ligado a uma linha telefónica e tem os seus serviços operacionais 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Em caso de queda, ou qualquer tipo de ocorrência relativa à saúde ou insegurança, basta ao utilizador pressionar o botão para o envio urgente de médicos ou enfermeiros, serviço de ambulâncias, bombeiros e polícia ou simplesmente o contacto com familiares ou com uma voz amiga. Pode ainda o beneficiário deste serviço ter acesso a aconselhamento médico sobre procedimentos a tomar em determinadas patologias,
doenças e emergências, bem como a indicação de hospitais, clínicas e farmácias de serviço ou ainda o serviço de alerta para lembrar a toma de medicamentos, despertar ou aviso de consultas.
O projeto de Teleassistência Domiciliária foi iniciado em novembro de 2010, com uma fase experimental que decorreu durante os meses de novembro e dezembro desse ano,tendo sido implementado de forma definitiva em janeiro de 2011, mantendo-se o registo
de satisfação por parte dos utentes, que reconhecem neste projeto um valioso contributo para o seu bem-estar, conferindo-lhes maior tranquilidade, segurança e qualidade de vida.