Na reunião camarária marcada para as 15h00 de hoje, o executivo vai também analisar e votar a proposta de atribuição de apoio financeiro pontual, de 75 mil euros, para realização do Prémio Estação Imagem Coimbra 2021, que vai decorrer de 29 de Maio a 25 de Julho.
Trata-se de um evento com projecção internacional, organizado pela autarquia e pela associação Estação Imagem, que integra um prémio de fotojornalismo, a atribuição de uma bolsa, exposições, edição de livros, ‘workshops’, um mercado do livro de fotografia, conferências e outras actividades paralelas.
O evento promove, essencialmente, a reportagem fotográfica e tem nove categorias a concurso: Notícias, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Desporto, Arte e Espectáculos, Ambiente, Série de Retratos, Fotografia do Ano e Prémio Europa.
Os trabalhos premiados dão origem a uma exposição e à publicação de um livro.
O prémio levará a Coimbra sete grandes exposições de fotojornalismo e várias aulas abertas dedicadas a fotojornalistas.
À reunião do executivo também vai uma proposta para apoio ao Rally de Portugal, que volta a ter partida oficial de Coimbra (20 e 21 de Maio) e outra para atribuição de apoios financeiros a três associações que gerem equipamentos culturais municipais.
Segundo a nota, em causa está a atribuição de apoios no valor global de 210 mil euros à Orquestra Clássica do Centro (para 2021), de 345 mil euros ao grupo O Teatrão, e de 330 mil euros à Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra (2021, 2022 e 2023).

LUSA