Pombal recebe de 22 a 25 de abril, a primeira Feira Nacional dedicada à Floresta. Esta é uma iniciativa do Município de Pombal, com a colaboração da Cooperativa Agrícola de Pombal, Associação de Produtores Florestais de Pombal e ADILPOM.
Registo para o facto de esta Feira Nacional ter o alto patrocínio da Presidência da República, que também se quis associar a esta iniciativa do sector.
Para a apresentação deste evento, a autarquia realizou uma conferência de imprensa, onde juntou parceiros e instituições.
Diogo Mateus, presidente da autarquia, começou por salientar o facto de a Feira ter o alto patrocínio da Presidência da República. ” Foi com agrado que recebemos esta notícia, o presidente da república reconheceu o interesse nacional deste evento e, respondeu positivamente, ao convite efetuado”.
O presidente da câmara deu a conhecer que ” várias instituições do sector foram convidadas para marcar presença. Durante o evento vão decorrer demonstrações de máquinas e equipamentos”.
Diogo Mateus deseja, ainda, que o evento ” seja um propulsor da economia e o retomar da importância da floresta na nossa região”.
Abel Bráz, responsável da Cooperativa Agrícola de Pombal, salientou que o órgão que dirige “não podia recusar o convite para fazer parte da organização”, contudo alertou para a crise que se verifica no minifúndio. ” É um sector que atravessa uma grave crise, sobretudo, a produção de leite e a suinicultura”.
Já Narciso Mota, vice-presidente da Associação de Produtores Florestais de Pombal, realçou o facto de “o concelho ter cerca de 300 m2 de floresta” e deu a conhecer que a coletividade possui atualmente “mais de 300 sócios”.
No final, foi apresentado um vídeo de promoção do evento. Diogo Mateus confirmou, ainda,
que já existem vários expositores confirmados, inclusive um de nacionalidade espanhola.
O Secretário de Estado da Floresta e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, também é presença confirmada na Feira Nacional da Floresta.