De portas abertas desde maio, as novas instalações do Centro de Saúde de Pombal, foram oficialmente inauguradas no passado dia 28 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da saúde Adalberto Campos Fernandes.
O renovado Centro de Saúde tem agora uma área total de 1800 m2, resultante de um investimento de cerca 1,2 milhões de euros financiados por fundos comunitários.
No discurso da efeméride, Diogo Mateus, presidente da autarquia, salientou que pretende que o município seja um parceiro activo nas políticas de saúde no concelho.”O município não quer ser um parceiro passivo nas políticas de saúde que colidam com Pombal, nem ser uma entidade que reaja a propostas do ministério, da ARS ou do Hospital. Queremos assumirmos-nos como parceiros nestas soluções, por isso, rejeitamos qualquer tipo de imposições que não sejam articuladas com as entidades locais, neste caso, o município e as Juntas de Freguesias.
O autarca referiu ainda que “o processo que culmina hoje é a prova de que o Município de Pombal tem vontade, interesse e em conjunto com o poder central encontrar melhores soluções para o bem estar das nossas populações. Somos um município sempre aberto à cooperação institucional”.
Diogo Mateus apelou ainda para que a Unidade de Cuidados Continuados Integrados seja uma realidade a breve prazo.
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deixou a certeza que o ministério pretende ” seguir um caminho de partilha entre todos”, porque considera que ” o estado vive de uma boa articulação e cooperação entre governo, autarquias, comunidades e profissionais. É este o caminho que vamos seguir”, assumiu.