Assinalando o Dia Mundial da Solidariedade, no passado sábado, dia 31 de Janeiro, o Leo Clube de Pombal visitou duas instituições de referência, que há vários anos trabalham na área social no concelho de Pombal – a Cercipom – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal e a APEPI – Associação de Pais e Educadores para a Infância.
Esta primeira iniciativa do clube jovem de serviços, que está a ser criado em Pombal com o apadrinhamento do Lions Clube de Pombal Marquês de Pombal, teve como intuito conhecer o trabalho e a realidade destas duas instituições, bem como tomar nota daquelas que são as suas necessidades.
A tarde começou pela visita às instalações do Lar Residencial de Pombal da Cercipom, uma das valências da cooperativa nascida em 1979. Apesar do edifício ser recente, não foi difícil notar que já apresenta alguns problemas, tendo sido referido pela directora geral, Preciosa Santos, que a grande prioridade, neste momento, passa por efectuar as necessárias obras para evitar as frequentes infiltrações. No entanto, esta não é a única necessidade da instituição, que além de obter financiamentos públicos, também procura recorrer aos apoios dos privados e mesmo rentabilizar os seus recursos, como é o exemplo da venda dos trabalhos manuais realizados pelos clientes.
O grupo de jovens conheceu ainda o Centro de Acolhimento da APEPI, onde foram recebidos pola directora de serviços, Sofia Seabra, que deu conta daqueles que são os projectos da associação. Destacou o Banco Local de Voluntariado – projecto “Dar as Mãos”, através do qual os voluntários são formados e encaminhados, numa adequação entre as disponibilidades do voluntário e as necessidades das instituições parceira. .