O deputado Pedro Pimpão interpelou o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, em sede discussão do Orçamento de Estada na área da educação para o ano de 2015, referindo que o Estado deve ter um papel ativo para impedir que os jovens deixem de frequentar o ensino superior por motivos económicos.
O parlamentar da região de Leiria referiu que, de acordo com o princípio da igualdade de oportunidades, têm que ser criadas condições do ponto de vista económico e financeiro para que os jovens não sejam obrigados, por esta causa, a interromperem os seus projetos formativos.
Nestes termos, Pedro Pimpão destaque para as bolsas atribuídas ao abrigo do Programa Retomar para incentivar os jovens que abandonaram os estudos a voltarem ao ensino superior, assim como, as bolsas atribuídas pelo Programa + Superior que incentiva os jovens a matricularem-se nas instituições do ensino superior instaladas no interior e nos territórios de baixa densidade.
Também assume destaque o papel altamente positivo e pró-ativo das Instituições de Ensino Superior que têm criado programas específicos e incentivos que apoiam os jovens a superar os períodos de carência financeira que infelizmente muitas famílias passam no nosso país.
Relativamente às bolsas de estudo atribuídas, foi salientado um aspeto muito positivo e que se prende com o aumento do número de bolsas atribuídas nos últimos 3 anos e que se cifra atualmente nas 62288 bolsas individuais, e na redução em 70% do tempo médio de decisão das bolsas, segundo dados da Direção Geral do Ensino Superior.