Os representantes da Petição nº 429/XII que reúne mais de 4600 assinaturas e que têm vindo a alertar para os riscos relativos à exploração de caulinos na localidade de Bonitos, entre os concelhos de Soure e Pombal, estiveram no passado dia 3 de Dezembro, quinta-feira, na Assembleia da República, em audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, a convite do deputado da região de Leiria, Pedro Pimpão, que foi o deputado indicado como relator desta petição.

Nesta audição, os peticionários expuseram as suas preocupações, por intermédio de Fátima Pinhão enquanto representante dos peticionários e pelo Professor universitário Carlos Silva, geógrafo, que promoveu uma análise técnica e académica sobre os riscos inerentes ao pedido de exploração de caulinos naquela região.

Nesta audição, estiveram representados e intervieram na discussão, os grupos parlamentares do PSD, por intermédio do deputado pelo distrito de Coimbra Maurício Marques, o grupo parlamentar do PCP, pela senhora deputada Rita Rato e o grupo parlamentar do CDS-PP pelo senhor deputado Manuel Isaac.

O deputado Pedro Pimpão salientou que tem acompanhado muito de perto esta situação e que o preocupa os efeitos negativos que estas explorações possam ter sobre as pessoas. O deputado referiu ainda que a competência para decidir sobre esta matéria é do Governo, por intermédio do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sob parecer da Direcção Geral de Energia e Geologia.